A 1ª Jornada da Pastoral da Saúde, promovida pelo Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) nesta quarta-feira, dia 19, reuniu 80 participantes de diversas cidades da região. O encontro foi realizado no Auditório do Plano de Saúde São Camilo e integrou as comemorações dos 70 Anos do HBST. Os temas escolhidos para o encontro foram a Pastoral da Saúde como servidor da vida e o momento do luto.
O padre camiliano da paróquia de Iomerê-SC, André Giombelli, abordou em sua palestra a Pastoral da Saúde como servidora da vida. O tema faz referência a Campanha da Fraternidade 2015, que aborda a relação da Igreja com a sociedade. Segundo o Padre André, “a Pastoral da Saúde é uma ação evangelizadora para promover, cuidar, defender e celebrar a vida”. A ação da pastoral se torna concreta em três frentes de atuação – a solidária, que é a presença junto aos doentes, a comunitária, na promoção e educação para a saúde, e político-institucional, que é a participação em conselhos de saúde e outras instituições.
Entre os principais assuntos, Padre André enfatizou que “a saúde é um processo harmonioso, que contempla o bem estar integral da pessoa nos aspectos físico, mental, social e espiritual. Dessa forma, a Pastoral da Saúde contribui para que a vida seja valorizada em todos os seus aspectos, prestando um relevante serviço às pessoas, especialmente as mais fragilizadas”.
Outro tema que sensibilizou os participantes da Jornada foi sobre o momento do luto, apresentado pela psicóloga Julia Grun. Segundo ela, os cuidadores da saúde e os voluntários das pastorais, que participam frequentemente desse momento de dor, precisam estar preparados para oferecer conforto aos familiares. “Muitas vezes, uma lágrima derramada demonstra mais solidariedade à família do que as palavras”, explica a psicóloga ao mencionar que os profissionais não são indiferentes ao luto.
Para a presidente da Pastoral da Saúde de Encantado, Gema Zampieri, “o evento contou com grande participação dos representantes das pastorais da região, além de profissionais de diversos segmentos da Saúde”. “Foi um momento de interação, troca de experiências e aprendizado para os participantes, que trabalham ou dedicam seu tempo ao cuidado da saúde”, conclui.
Os alimentos arrecadados nas inscrições da jornada serão doados ao Abrigo Lar Encantado.
Fotos: Eliane Fachinetto
Na última semana estiveram visitando a Associação o Deputado Estadual, Tercílio Turini e o Prefeito Municipal, João Ricardo de Mello, na oportunidade entregaram o documento de MENÇÃO HONROSA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ aos médicos da instituição, Mauro Filgueiras Mendes, Lúcia Emiko Imazu e ao Pe. Haruo Sasaki, em reconhecimento aos trabalhos prestados à população paranaense no setor da saúde.
O Hospital São Francisco e o Plano de Saúde São Camilo participaram do projeto Concórdia Saudável realizado no bairro Vista Alegre.
O projeto é idealizado pela Secretaria de Saúde de Concórdia, e esta é a primeira vez que o programa é realizado de forma descentralizada atendendo a um bairro específico.
Durante toda a manhã, o Hospital São Francisco e o Plano São Camilo coletaram amostras de sangue para exames de Glicose, Triglicerídeos e Colesterol. Mais de 80 pessoas realizaram os exames e também receberam orientações sobre uma alimentação saudável, e os serviços oferecidos pelo hospital, além de receberem brindes.
Ações como esta reforçam o compromisso da São Camilo com a saúde de nossa comunidade, ressaltando o nosso compromisso de “cuidar da vida”.
O Centro e o Plano de Saúde São Camilo vão dedicar todo o mês a realizar ações para incentivar a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem.Para o Diretor Administrativo do Centro, Ronaldo César Assis, culturalmente o homem não tem o hábito de fazer exames preventivos. “E nós queremos incentivá-lo a cuidar mais da sua saúde. Neste mês, estaremos divulgando informações principalmente sobre quatro doenças que mais acometem o homem: hipertensão, alcoolismo, tabagismo e câncer de próstata”.
O urologista do Centro Integrado de Saúde São Camilo, Bernardo Sobreiro, explica que o homem vive, em média, 7,8 anos a menos que mulher. “Além disso, os homens fumam mais, bebem mais e, em função de se cuidarem menos, têm mais hipertensão e diabetes e morrem mais de câncer. Pretendemos, neste mês, conscientizar os homens sobre a importância se zelarem mais pela sua saúde”.
O médico ressalta, ainda, que a prevenção é o melhor caminho. “Dieta pobre em gorduras, sal e carboidratos (açúcar e derivados), atividade física regular, não fumar, não abusar do álcool e manter o peso dentro do ideal são atitudes ideais para uma boa saúde. E realizar exames médicos pelo menos uma vez ao ano se não tiver nenhuma doença ou sempre que indicado se tiver em tratamento”, recomenda.
Ações
Além da entrega de folders com orientações de saúde a todos os homens que passam pelo Centro e pelo Plano de Saúde São Camilo, quem assiste os jogos da Keima, equipe de futsal de Ponta Grossa, também participa da campanha. Nos jogos que acontecem na cidade, os atletas jogam a camisa da campanha para os torcedores, que recebem também o folder explicativo e um bigode azul, símbolo do Agosto Azul. E são, ainda, convidados a postar uma foto nas redes sociais com #eutorçopelasaúde.
Na última terça-feira, dia 04, o Grupo de Humanização do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, promoveu no anfiteatro da instituição, uma palestra sobre Hepatites Virais. A palestra teve como objetivo lembrar o dia mundial das Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, e ainda, orientar os colaboradores sobre a importância da prevenção.
A palestra foi ministrada pela médica infectologista, Priscila Rodrigues Garrido Bratkowski. Segundo ela, a região Oeste de Santa Catarina apresenta uma grande incidência de pessoas infectadas pelo vírus da Hepatite B, em relação a outras regiões do País. “É um dado que merece atenção, pois as chances de cura, do tipo Hepatite B, são quase zero”, lembra.
A médica salienta ainda que é possível possuir Hepatite B sem nunca ter tido sintomas. “A orientação é que todo o adulto faça o teste, para identificar se é portador da doença, principalmente se apresenta histórico familiar”, salienta.
A Hepatite
A Hepatite é uma doença que atinge o fígado, órgão vital responsável pelo processamento da maioria das substâncias que entram no organismo e pela produção de outras que são essenciais à existência do ser humano.
Existem várias causas de Hepatite, porém destacam-se as Hepatites Virais por serem mais prevalentes. Conforme a médica infectologista, Priscila Rodrigues Garrido Bratkowski, no mundo, há pelo menos seis tipos de vírus da Hepatite reconhecidos: A, B, C, D, E e G.
A Hepatite A é uma doença com curso benigno, comum em crianças e adultos jovens, manifesta-se agudamente com dor abdominal, amarelão da pele, febre e mal estar. A cura se dá sem a necessidade de medicação específica contra o vírus e o contágio é através de água ou alimentos contaminados com micro organismos eliminados por pessoas doentes.
A Hepatite B oferece mais riscos pelo potencial de tornar-se permanente. A médica lembra que cerca de 20% das pessoas que entram em contato com o vírus B, desenvolvem a forma crônica da doença, ou seja, permanecem com o vírus no organismo causando lesão ao fígado com possibilidade de ocorrer, em anos, perda da função do órgão. “A principal via de contágio é sexual, também pode ocorrer de mães grávidas com Hepatite para seus bebês ou através do contato com sangue de pessoas contaminadas com o vírus, no compartilhamento de perfuro cortante”, explica Priscila.
Existe vacina contra o vírus B disponível na rede pública de saúde. Conforme a médica, todas as gestantes fazem teste durante o pré-natal para saber se são portadoras de Hepatites e todas as crianças recebem a vacina contra a Hepatite B ao longo do seu calendário de vacinação. “Para Hepatite C não há vacina. Hepatite C tem curso e comportamento semelhantes à Hepatite B”, esclarece.