São Camilo Sul - 1ª Jornada da Pastoral da Saúde apresenta temas voltados ao cuidado da vida
08 de setembro de 2015 - 16:29

noticias

1ª Jornada da Pastoral da Saúde apresenta temas voltados ao cuidado da vida
A Jornada fez parte das comemorações dos 70 anos do HBST.

A 1ª Jornada da Pastoral da Saúde, promovida pelo Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) nesta quarta-feira, dia 19, reuniu 80 participantes de diversas cidades da região. O encontro foi realizado no Auditório do Plano de Saúde São Camilo e integrou as comemorações dos 70 Anos do HBST. Os temas escolhidos para o encontro foram a Pastoral da Saúde como servidor da vida e o momento do luto.

O padre camiliano da paróquia de Iomerê-SC, André Giombelli, abordou em sua palestra a Pastoral da Saúde como servidora da vida. O tema faz referência  a Campanha da Fraternidade 2015, que aborda a relação da Igreja com a sociedade. Segundo o Padre André, “a Pastoral da Saúde é uma ação evangelizadora para promover, cuidar, defender e celebrar a vida”. A ação da pastoral se torna concreta em três frentes de atuação – a solidária, que é a presença junto aos doentes, a comunitária, na promoção e educação para a saúde, e político-institucional, que é a participação em conselhos de saúde e outras instituições.

Entre os principais assuntos, Padre André enfatizou que “a saúde é um processo harmonioso, que contempla o bem estar integral da pessoa nos aspectos físico, mental, social e espiritual. Dessa forma, a Pastoral da Saúde contribui para que a vida seja valorizada em todos os seus aspectos, prestando um relevante serviço às pessoas, especialmente as mais fragilizadas”.

Outro tema que sensibilizou os participantes da Jornada foi sobre o momento do luto, apresentado pela psicóloga Julia Grun. Segundo ela, os cuidadores da saúde e os voluntários das pastorais, que participam frequentemente desse momento de dor, precisam estar preparados para oferecer conforto aos familiares. “Muitas vezes, uma lágrima derramada demonstra mais solidariedade à família do que as palavras”, explica a psicóloga ao mencionar que os profissionais não são indiferentes ao luto.

Para a presidente da Pastoral da Saúde de Encantado, Gema Zampieri, “o evento contou com grande participação dos representantes das pastorais da região, além de profissionais de diversos segmentos da Saúde”. “Foi um momento de interação, troca de experiências e aprendizado para os participantes, que trabalham ou dedicam seu tempo ao cuidado da saúde”, conclui.

Os alimentos arrecadados nas inscrições da jornada serão doados ao Abrigo Lar Encantado.

 

Fotos: Eliane Fachinetto

Fale Conosco:
49 3441-4900
Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - E-com WEB  |  Webmail