São Camilo Sul - Semana Santa: o significado dos Símbolos Pascais!
16 de abril de 2019 - 20:31

noticias

Semana Santa: o significado dos Símbolos Pascais!
16 de abril de 2019.

Os Símbolos da Páscoa estão relacionados com a festa que celebra a ressurreição de Jesus após sua crucificação. Trata-se de uma das datas mais importantes do Cristianismo, comemorada anualmente entre março e abril durante a Semana Santa:

O CORDEIRO -é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado pela salvação da humanidade. É a nova aliança de Deus realizada por seu Filho, com todos os povos.

O OVO - Símbolo da fertilidade e da nova vida. A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O sepulcro de Jesus ocultava uma vida nova que irrompeu na Noite Pascal. Ofertar ovos significa desejar que a vida se renove em cada um.

A CRUZ - Concentra todo o significado da Páscoa na ressureição e também no sofrimento de Cristo. No Concílio de Niceia em 325 D.C, Constantino decretou a Cruz como símbolo oficial do Cristianismo. Não somente um símbolo da Páscoa, mas de toda a vida cristã.

CÍRIO PASCAL -É uma grande vela que é acessa no fogo novo no Sábado Santo. Assim como o fogo destrói as trevas, a Luz que é Jesus afugenta toda a treva do erro, da morte, do pecado. É Símbolo de Jesus Ressuscitado, a Luz dos povos. Após a benção do fogo novo, acende-se nele, o Círio Pascal. Faz-se a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois crava-se cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus, e as letras “alfa e ômega” primeira e última letra do alfabeto grego, que significa o principio e o fim de todas as coisas.

O COELHO - Por serem animais capazes de gerar grandes ninhadas e se reproduzem varias vezes ao ano, a imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos de Jesus, Filho de Deus.

PÃO E VINHO - Na Ceia do Senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.

 
Fale Conosco:
49 3441-4900
Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - E-com WEB  |  Webmail