São Camilo Sul - Padre Leo Pessini fala sobre Bioética em Seminário na Uniarp
16 de agosto de 2016 - 17:58

noticias

Padre Leo Pessini fala sobre Bioética em Seminário na Uniarp
O teólogo foi coordenador do primeiro curso de especialização em Bioética no país

"Eu definiria a bioética como um grito, um brado forte pela dignidade humana e por mais qualidade e vida, desde o nível individual, pessoal ou até ao nível social, coletivos em todos os âmbitos da vida". A frase foi dita pelo Padre Leocir Pessini no Seminário Ética na Sociedade, realizada no Teatro da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) em Caçador.

Padre Leo, como também é chamado, é doutor em Teologia Moral pela PUC-SP e Superior Geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), abordou o tema: “Bioética em tempos de globalização”. Para ele, as questões das novas tecnologias extrapolam o campo da saúde e envolvem toda a sociedade.

O Seminário teve como objetivo aumentar a consciência ética, tanto do cidadão, quanto do profissional, sob o ponto de vista individual e organizacional. Pretende elevar a sensibilidade da pessoa e do profissional para princípios e valores, que devem servir de parâmetros para a solução de dilemas éticos que envolvem a dinâmica em todos os níveis e organizações.

Saiba mais

A Bioética é hoje reconhecida como importante área do conhecimento. É por essência e natureza uma área inter, multi e transdisciplinar, que busca a integração entre as ciências da vida, da saúde e do meio ambiente com as demais ciências humanas e exatas.

Além disso, a Bioética pressupõe preparo e capacidade para a reflexão e o juízo crítico sobre valores humanos.

Algumas condições são necessárias para o exercício da Bioética enquanto reflexão sobre valores e a adequada opção, tais como: bom preparo cognitivo, bom caráter, ausência de preconceito, humildade, respeito pelo outro e liberdade de escolha.

Texto: Ascom São Camilo Sul | Rafaela Pille
Fotos: Uniarp

Fale Conosco:
49 3441-4900
Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - E-com WEB  |  Webmail