Hospital São Camilo Imbituba
Imbituba
Quem somos

O Hospital São Camilo, situado em Imbituba – SC, nasceu da iniciativa do Padre Itamar Luiz da Costa, em 08 de dezembro de 1962. O objetivo principal era o atendimento as gestantes. Na época, o Hospital e Maternidade São Camilo, era de propriedade da Cúria Diocesana de Tubarão – SC. Sendo a primeira diretoria a Irmandade Paroquial do Senhor Bom Jesus dos Passos. 
Em dezembro de 1977, a Cúria Diocesana, doou o hospital para as Irmãs Beneditinas da Divina Providência, as quais assumiram a administração do hospital, dando continuidade a missão pelo qual foi construído. Em 1985, o Hospital encontrava-se em condições que não atendiam as exigências das legislações da época, foi iniciada a obra de ampliação e modernização do Hospital. As Irmãs Beneditinas da Divina Providência investiram construindo um novo Hospital. Foi uma luta constante, mas vencedora em favor dos enfermos, principalmente dos menos favorecidos e do povo de Imbituba. 
Os anos foram passando e as Irmãs foram tendo dificuldades em manter a gestão do hospital, devido ao número de Irmãs que foram diminuindo gradativamente. No ano de 2018 a Presidente da Associação Beneditina da Providência - ABENP, Irmã Maria José Barbosa dos Santos procurou a Sociedade Beneficente São Camilo, com o intuito de doar o Hospital São Camilo para a entidade, devido aos trabalhos realizados na área hospitalar pela São Camilo e também pela devoção que a população de Imbituba tem a São Camilo e a Santa Madre Paulina. Pois o primeiro milagre da Santa Madre Paulina aconteceu no Hospital São Camilo, no dia 23 de setembro de 1966. Dona Eluísa Rosa de Souza, moradora de Imbituba/SC, foi vítima de um aborto espontâneo e teve uma forte hemorragia interna. Sofreu parada cardíaca, ficou sem pulso e sem pressão arterial. O médico, Dr. Aires Antônio de Souza, reuniu a família e informou que o quadro clínico era irreversível. As Irmãs da Imaculada Conceição, que na época administravam o Hospital São Camilo, pediram permissão para fazer uma promessa a Madre Paulina. Na manhã seguinte, a paciente estava fora de perigo. Este milagre foi a prova necessária para a sua beatificação.
Depois de muitas reuniões, entre a ABENP e a Sociedade Beneficente São Camilo, no dia 23/11/2018, em assembleia geral extraordinária, por unanimidade, a Sociedade Beneficente São Camilo aceitou receber em doação o imóvel, suas edificações e instalações, os quais passarão a integrar o patrimônio da Sociedade Beneficente São Camilo, devendo o seu uso ser destinado ao cumprimento de suas finalidades estatutárias.
Em 06/05/2019 iniciou-se o processo de transição da ABENP para a Sociedade Beneficente São Camilo.
A partir de 01/06/2019 o Hospital São Camilo passou a ser administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo, mantendo o nome de fantasia Hospital São Camilo.


 

Conheça um pouco mais de nossa instituição:

O Hospital São Camilo é um hospital próprio da Sociedade Beneficente São Camilo, com sede em São Paulo e está sob a gestão administrativa da Regional Sul com sede em Concórdia.

Atualmente dispõe de 80 leitos, além de atendimento 24 horas no Pronto Socorro para atendimentos de Urgência/Emergência, e especialidades de ginecologia/obstetrícia, urologia, cirurgia geral, anestesiologia, traumatologia / ortopedia, pediatria, cardiologia, cirurgia plástica, realizando internações clínicas, cirúrgicas e obstétricas.

 

Fale Conosco:
49 3441-4900
Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - o2.ag  |  Webmail