Concórdia/SC – A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital São Francisco em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) realizaram na última semana, ações representativas ao dia Mundial de Higienização de Mãos.
Os colaboradores assistiram um vídeo explicativo e ganharam um sachê de álcool para a higienização do celular. Os telefones celulares são um dos objetos que mais manuseamos e que servem de veículo de bactérias, então a pergunta foi feita. Do que adianta lavarmos as mãos se pegamos o celular durante as refeições? O celular deve ser limpo pelo menos uma vez por semana
Anualmente são lançadas campanhas nas instituições de saúde para reforçar a importância da higienização das mãos. Uma atitude tão simples, mas que salva vidas. “Quando se fala neste assunto, fala-se em prevenção de infecções, que resultam em: assistência segura prestada ao cliente, maior credibilidade dos serviços de saúde e redução de custos para as instituições”, destaca a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Lidiane Piovezan.
Lidiane lembra ainda que as taxas dos índices de infecções do HSF estão de conformidade com a média brasileira, até um pouco abaixo. “No último mês de abril, por exemplo, tivemos um total de 1.58% de infecções hospitalares. Estes resultados são provenientes dos trabalhos desenvolvidos ao longo do mês, merecendo destaque os treinamentos e campanhas realizadas”, observa.
Texto: Ascom São Camilo Sul / Rafaela Pille
Fotos: Responsabilidade Social HSF / Nara Rux Socha