São Camilo Sul - Mais de 100 pessoas participaram da palestra no HSF
28 de abril de 2016 - 17:13

noticias

Mais de 100 pessoas participaram da palestra no HSF
Palestra de prevenção do Câncer colorretal foi realizada pelo coloproctologista Fabrício Paz de Oliveira

“Bom de mais ouvir o médico falando sobre os cuidados que precisamos ter. Todos deveriam participar”. Com a frase a dona de casa Eloni Romilda Zanferrari, de 83 anos avaliou a palestra sobre câncer colorretal em que participou nesta terça-feira, 19, realizada no auditório do Hospital São Francisco. O evento desenvolvido pelo Plano São Camilo em parceria com o HSF, teve a participação de 115 pessoas.

A palestra ministrada pelo doutor Fabrício Paz de Oliveira falou sobre a importância do diagnóstico precoce, dos métodos de diagnósticos, e também sobre os cuidados que é preciso ter com os fatores de risco. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), a estimativa de novos casos de câncer colorretal é de 34.280 para o ano de 2016, sendo 16.660 em homens e 17.620 mulheres.

A dona Eloni, além de ter ficado satisfeita pela participação e preocupada com os números, sentiu se confortável em contar a experiência que teve. “Já faz 20 anos que tive um câncer de útero e hoje estou bem. Na época foi diagnosticado a tempo para fazer um tratamento e ficar boa. Aqui não era feito cirurgia, fiz tudo em Florianópolis. Meu marido, Atílio, foi quem cuidou de mim”, conta feliz. Com mais alegria comentou, “Eu e o Atílio, no dia 2 de maio, vamos fazer 62 anos de casados e ele cuida de mim até hoje”.

“Histórias assim fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, e é pensando nisso que o Plano São Camilo e Hospital São Francisco têm como um dos pilares a prevenção da saúde”, enfatiza o gerente do Plano São Camilo, Fernando Vanzo. “Lembrando que a próxima palestra já está sendo preparada”. Além da palestra, foram sorteados brindes aos participantes. 

Texto e fotos: Ascom São Camilo Sul / Rafaela Pille

Fale Conosco:
49 3441-4900
Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - E-com WEB  |  Webmail