São Camilo Sul - São Camilo assume a administração do Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal
01 de julho de 2021 - 23:08

noticias

São Camilo assume a administração do Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal

São Camilo assume a administração do Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal

Na tarde do dia trinta de junho houve a assinatura do contrato de doação do Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal à Sociedade Beneficente São Camilo.

Neste ato estiveram presentes: Irmã Fátima, Diretora do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba/PR, Irmã Ivete, Secretaria geral das Irmãs Vicentinas, Irmã Dirce, Diretora do Hospital de Ribeirão durante a gestão das Irmãs Vicentinas, Pe. Osmar Penso, Superintendente da São Camilo Regional Sul, Pe. Américo Pinho de Cristo, Coordenador dos Serviços de Pastorais da Saúde da Regional Sul, Wilson Ascencio, Diretor Geral da São Camilo Regional Sul, Pe. Donizete, Pároco local, Dr. Claudio Mariano Dantas, Diretor Técnico do Hospital, Dr. Dartagnan Calixto Fraiz, prefeito municipal e médico do corpo clínico, além do novo Diretor Geral do Hospital, Deniel Damo Correa.

Seguindo os preceitos Camilianos, neste primeiro de Julho, primeiro dia de trabalho à frente do Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal, uma celebração foi realizada na capela municipal, e foi celebrada pelo Pároco Pe. Donizete, e co-celebrada pelos sacerdotes Camiliano Pe. Osmar Penso e Américo Pinho de Cristo.

 

Saiba mais:

A partir do primeiro dia do mês de Julho deste ano de 2021, o Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal passa a ser administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo.

O Hospital e Maternidade de Ribeirão do Pinhal é o único Hospital da cidade, e até o dia 30 de junho é administrado pelo Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, das Irmãs Filhas da Caridade,  desde 2012.

 

Negociação

Há cerca de 3 anos, as Irmãs entraram em contato com a São Camilo explicando que o grupo estaria passando por reformulações, e desta forma o Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal estaria disponível para que outra instituição assumisse a sua administração.

Desta forma, a partir do dia 01º de Julho de 2021, a Sociedade Beneficente São Camilo, assume integralmente a administração do Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal.

O processo de transição está ocorrendo desde o início do mês de Julho, com a presença do diretor Daniel Damo Correa.

 

Objetivos

Atualmente o HMRP concentra seus atendimentos predominantemente através do Sistema Único de Saúde (SUS), o que não deve mudar com a gestão Camiliana.

Tendo a humanização das relações e processos, bem como da qualidade dos serviços prestados como princípios fundamentais de sua gestão, a São Camilo é uma entidade filantrópica. A administração de nossas entidades não é um fim em si mesma, mas um instrumento para o exercício eficiente, eficaz e sapiente de nossa missão no mundo da saúde.

 

Continuidade dos serviços

Um dos objetivos da entidade São Camilo é oferecer atendimento multi disciplinar com qualidade, comodidade e resolutividade. Desta forma todos os atendimentos serão mantidos.

De acordo com o Diretor do Hospital e Maternidade Ribeirão do Pinhal, Deniel Damo Correa, o compromisso da São Camilo com a comunidade ribeiro-pinhalense inicia-se com a manutenção de todos os serviços.

“Sabemos da importância do HMRP para comunidade local e dos municípios vizinhos. Por isso manteremos todos os serviços, e já iniciamos análises e estudos para identificarmos quais são as maiores demandas da saúde. Com isso, iremos trabalhar para que em conjunto com o município e Regional de Saúde, podermos ofertar novos serviços que auxiliem no bem-estar e qualidade de vida de nossa comunidade”, destaca.

Atualmente o Hospital possui 40 leitos de internação, pronto socorro com médico presencial 24 horas, além do corpo clínico composto por: Obstetra, Urologista, Cardiologista, Anestesista e Pediatra.

É referência na realização de parto de risco habitual para outros municípios da região. Realiza atendimentos em âmbito ambulatorial, urgência e emergência, internações clínicas e cirúrgicas.

 

A história da São Camilo

 

Há 99 anos os Camilianos chegaram ao Brasil para cuidar e acalentar os enfermos. Neste período de expansão, a Província Camiliana Brasileira construiu uma trajetória sólida, seguindo o legado do fundador, São Camilo de Lellis, de “mais coração nas mãos, irmãos” no trabalho realizado. 

 

Os serviços que começaram na área de saúde foram alcançando outros setores como educação para a saúde, assistência social e religiosa. Este trabalho multidimensional, tornou a São Camilo uma das maiores instituições de saúde do Brasil.

 

 

Representatividade da Região Sul

 

Na Regional Sul, a qualidade dos serviços prestados pela Beneficência Camiliana do Sul, Sociedade Beneficente São Camilo e Associação Beneficente Hospitalar São Camilo, é assegurada pelos investimentos constantes em infraestrutura, capacitação de colaboradores, ampliação dos hospitais, implantação de novas unidades e modernização do Plano de Saúde São Camilo.

 

Atualmente, a entidade faz a gestão de oito hospitais em território catarinense: Hospital São Francisco (Concórdia); Hospital São Camilo (Ipumirim); Hospital São Roque (Seara); Hospital São Pedro (Itá); Hospital São Bernardo (Quilombo); Associação Beneficente Hospital São Camilo - Peritiba (Peritiba); Hospital Regional Helmuth Nass (Biguaçu) e Hospital São Camilo (Imbituba).

 

A atuação se estende para o Rio Grande do Sul, com o Hospital Beneficente Santa Terezinha (Encantado); e Paraná com o Centro Hospitalar São Camilo (Ponta Grossa); Hospital São Camilo – psiquiátrico (Ponta Grossa); Hospital Regional da Caridade Nossa Senhora Aparecida (União da Vitória); Clínica Médica São Camilo (União da Vitória) e Centro de Saúde (União da Vitória).

 

A rede se completa com o Plano de Saúde São Camilo, com sede em Concórdia, e outras 11 unidades distribuídas em nove estados brasileiros.

 

Todos os serviços e atendimentos prestados por nossas unidades contam com o cuidado dos colaboradores, tecnologia de última geração e estruturas físicas adequadas que preservam o princípio camiliano de atendimento humanizado.

 

 

A marca São Camilo

 

Em 2012, a São Camilo unificou a marca de todas as entidades camilianas que atuam no Brasil nas mais diversas áreas. Assim, o mundo da saúde passou a ser representado por duas cruzes, nas cores vermelho e branco – a cruz vermelha é o símbolo histórico de São Camilo de Lellis, enquanto a cruz branca em forma de estrela brilhante une as quatro dimensões camilianas de serviço no mundo da saúde.

 

A essência camiliana de humanização é estampada em elementos que formam corações. Conhecimento e sabedoria, necessários para o atendimento hospitalar, são representados pela luz central – que também denota caminho e orientação. O formato cíclico sugere continuidade e sustentabilidade empresarial.

 

A tipografia destaca a palavra “Camilo”, para ressaltar a associação de cada entidade com a instituição filantrópica-comunitária camiliana. Somam-se aos elementos as tradicionais cores, vermelho e bordô, herdadas da Sociedade Beneficente São Camilo e União Social Camiliana.

 

Juntos estes elementos formam quatro pétalas de uma rosa vermelha que identifica as unidades e conta a história da instituição, mostrando que, assim como a flor, a vida humana precisa de cuidados para sobreviver.

 

 

Conheça mais em:

www.saocamilosul.com

www.camilianos.org.br

 

 

Fale Conosco:
49 3441-4900
Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - o2.ag  |  Webmail