Concórdia/SC -
Dia 27 de julho, também é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O dia comemorativo propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores.
Como forma de alertar os colaboradores e também celebrar a data, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Hospital São Francisco, preparou sinalizações em pontos mais movimentados, como entrada principal e o refeitório.
De acordo com o Engenheiro de Segurança, Luiz Fernando Broetto, evitar acidentes de trabalho não é apenas uma questão de humanizar a relação entre empregados e empregador, embora esse aspecto também seja importante. “O SESMT do Hospital São Francisco trabalha constantemente em implantar políticas e conscientizar sobre as diretrizes de prevenção de acidentes, e colheram resultados bastante satisfatórios, tanto no aspecto econômico quanto ao estímulo aos trabalhadores”, declarou.
Já a Enfermeira do Trabalho, Raquel Zucchi, destaque a importância da implantação da Cultura de Segurança. “A cultura de prevenção faz a diferença na saúde das empresas. Não apenas planilhas, balanços e projeções que traduzem fielmente a vitalidade de uma empresa. A busca por bem-estar deve figurar também entre as pautas prioritárias da instituição”, destacou.
Atualmente o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, é composto por 1 médica do trabalho, 1 Engenheiro de Segurança, 1 Enfermeira do Trabalho, e 3 Técnicos em Segurança do Trabalho, que cuidam e zelam pela saúde e segurança de todos os colaboradores e terceiros.