São Camilo Sul - Mais de 1,3 mil pessoas na Jornada da Pastoral da Saúde
24 de outubro de 2016 - 11:53

noticias

Mais de 1,3 mil pessoas na Jornada da Pastoral da Saúde
Alegria e conhecimento foram os destaques da 16ª edição da Jornada realizada no dia 20 de outubro

“Por que Padre não casa? Essa já respondi milhares de vezes. É melhor deixar muitas mulheres com esperança do que uma desiludida”. A brincadeira foi feita pelo Padre Camiliano Anísio Baldessin no início da palestra na 16ª Jornada da Pastoral da Saúde realizada na última quinta-feira, dia 20, no Pavilhão da Igreja Matriz.

Não apenas no momento da palestra do padre de Ordem Camiliana, mas todo o evento teve um clima de muita alegria e conhecimento. A cantora e compositora de canto pastoral e liturgia, Irmã Lourdes Pessini, exerceu seu trabalho com maestria, fazendo dos jovens aos idosos cantar e dançar as coreografias ensinadas por ela.

A coordenadora da Jornada, Irmã Alice Gaio, conta com entusiasmo. “As expectativas foram superadas. “O nosso público foi maravilhoso, muito participativo, educado. Sem falar nos nossos palestrantes, aperfeiçoados, idôneos e atualizados”. A 16ª Jornada contou com a presença de mais de 1,3 mil pessoas de toda a região.

Irmã Alice lembra que o tema central junto com as palestras foram escolhidas depois de muita pesquisa. “Desde o começo do ano já começamos a arrecadar os conteúdos, tomamos como base a campanha da Fraternidade deste ano, além de muito estudo. Estou no mundo para estudar o mundo e disso surgem as ideias e missões”, esclarece.

O tema Central “O homem e o universo”, trouxe também palestras sobre “Meios que a natureza nos oferece para conquistar o equilíbrio e a harmonia de uma vida orgânica, mental e espiritual saudável e feliz” , ” A prevenção da Saúde a partir do estudo científico” e “Visão da proposta da CFE ( Campanha da Fraternidade Ecumênica)” ministradas pelo farmacêutico, parapsicólogo social e clínico, coordenador de Pastoral da Saúde da Paróquia N. Srª. Do Rosário, Frei Luiz Toigo e pela Doutora em Enfermagem Área de concentração, filosofia, Saúde e Sociedade; Maristela Stamm e o Teólogo Günter Seemann, respectivamente.

Preparativos

O evento teve início às 7h da manhã, mas este início é para o público, pois para os organizadores a 16º Jornada iniciou há meses. Como coordenadora, a Irmã Alice, já começou a pensar nos preparativos ainda no mês de janeiro, sendo este o tempo maior do preparo.

O evento sempre entrega lanches para todos os inscritos, de manhã e outro a tarde após o encerramento das palestras. Toda a produção da comida é feita pelas cozinheiras do Hospital São Francisco Nelsi Martini Behrnd, Lidimar Popp, Rejane Gonçalves, Angela Sievert, Vanessa Cassol e Brandina Marque coordenadas pelas nutricionistas Graziele Rogowski e Mariana Moretto Kelh. Neste ano a produção foi de 12 mil salgados e 6 mil doces.

Graziele conta que tudo teve início há cerca de um mês. “Precisamos começar bem antes, pois é muita coisa. E tudo é feito nos intervalos de tempo, porque a cozinha do Hospital não pode parar. Ao mesmo tempo que é trabalhoso é prazeroso ver que no dia estão todos agradecidos com o nosso trabalho”, comenta.

A organização do evento: cadeiras limpas em seus devidos lugares e decoração, teve início ainda na terça-feira, 18, e encerrou na sexta-feira, dia 21.

Texto: Ascom São Camilo Sul | Rafaela Pille
Fotos: Ascom São Camilo Sul | Rafaela Pille

Fale Conosco:
49 3441-4900
Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - E-com WEB  |  Webmail