São Camilo Sul - Seu Evaldo comemora 85 anos com equipe da Hemodiálise
23 de agosto de 2016 - 14:36

noticias

Seu Evaldo comemora 85 anos com equipe da Hemodiálise
Paciente há dois anos, seu Evaldo ensina que o bom humor pode continuar na vida de quem está doente

(...) tirei um rim e tenho ele guardado dentro de um pote na minha casa. Um dia meus netos acharam ele e contaram pros amigos na escola. Todos ficaram curiosos e queriam ver. Deixei eles levarem meu Rim dentro do pote para a escola... Até hoje ele continua lá na minha casa guardado”, conta Evaldo Loose durante a comemoração do aniversário na recepção do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise da São Camilo Hospital São Francisco.

Seu Evaldo, como é chamado pelos enfermeiros, médicos e amigos completou 85 anos no dia 16 de agosto, mas a comemoração foi realizada no dia 17 com direito a um bolo bem grande e uma moça para fotografar, pedidos feito por ele. Com todos esses anos bem vividos, segundo ele, formou uma família grande. Uma esposa (já falecida), cinco filhos, 14 netos e cinco bisnetos e até hoje mora e em Linha Florestal, Ipira.

No dia 1º de setembro deste ano, vai completar dois anos do início do tratamento da hemodiálise. São três vezes por semana, que é recebido no Serviço de Nefrologia e Hemodiálise da São Camilo Hospital São Francisco. Cada vez, o tratamento leva cerca de três horas. Não são as horinhas semanais que deixam seu Evaldo preocupado ou mal humorado, pelo contrário, essa viagem de Ipira a Concórdia toda semana não baixa o astral e a alegria contagia a todos.

O bom humor é tanto que depois de algum tempo de conversa, ele sentiu-se tão a vontade com a entrevista que passou a conversa contando a história do Rim guardado dentro do pote dentro de casa. Na verdade seu Evaldo faz Hemodiálise por Insuficiência Renal Crônica decorrente da Hipertensão Arterial Sistemática, conforme explicou o coordenador geral do Serviço de Hemodiálise da São Camilo Hospital São Francisco, Richard Jorge Nasilowski.

Hoje são atendidas 62 pacientes no serviço de Hemodiálise, serviço este que recebe pacientes de toda região da CisAmauc. Segundo o Doutor Luciano Trentin todos os paciente que fazem a Hemodiálise precisam seguir uma dieta. “É preciso tomar cuidado, não falhar nos dias do tratamento, fazer uma alimentação adequada, mas o seu Evaldo é um paciente dedicado”, admite. Retribuindo o elogio, Evaldo agradece o carinho de todos, diz que sempre foi muito bem cuidado, guarda o que restou do bolo para a viagem de volta para casa e ainda ganha um pote de presente das enfermeiras do hospital.

As comemorações de aniversários são realizadas com a permissão e pedidos dos pacientes, onde eles mesmos participam, junto com as pessoas que os acompanham durante o tratamento de um dia a 20 anos, conforme for necessário e durável. Exemplo disso é o relato do coordenador do Serviço, que está há mais de vinte anos no setor. Ele explica que são vários os motivos que os pacientes podem precisar da Hemodiálise e não todos os casos que um transplante pode ser a solução. “Aqui em Concórdia já tivemos pessoas que fizeram hemodiálise por mais de 20 anos”, conclui Richard com alegria. 

Texto: Ascom São Camilo Sul / Rafaela Pille
Fotos: Ascom São Camilo Sul / Rafaela Pille

Fale Conosco:
49 3441-4900
Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - E-com WEB  |  Webmail